SIGNIFICADO DA MÚSICA ÁRVORE FORCA - THG

ALERTA: CONTÉM SPOILERS!

Esse mês lançou o filme A Esperança - Parte 1 nos cinemas (que alias estou devendo resenha do filme e contar como foi o evento para vocês) e, para quem leu livro já sabia, mas para quem só esta acompanhando nos cinemas nem fazia ideia do que se tratava, mas a música Árvore Forca apareceu como sendo mais uma "arma" da revolução contra a capital.


Resultado de imagem para arvore forca

Digo isso porque no filme, a música aparece seguida pela cena de milhares de pessoas dando a vida pela revolução e isso nos faz pensar no por que, ou no como uma música se tornou algo tão poderoso e significativo. 

No livro explica uma coisa que nos filmes, provavelmente, não vá nem aparecer; que essa era uma das música proibidas e, como um dos significados, chamou tanta atenção dos fans do livro no cinema. 



A música, traduzida, é assim.. Leia com atenção, antes de ler a explicação:

Você vem, você vem
Para a árvore?
Onde eles enforcaram um homem que dizem que matou três
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos no meio da noite na árvore forca?

Você vem, você vem
Para a árvore?
Onde o homem morto clamou para seu amor para fugir.
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos no meio da noite na árvore forca?

Você vem, você vem
Para a árvore?
Onde eu disse á você para fugir para nós sermos livres.
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos no meio da noite na árvore forca?

Você vem, você vem
Para a árvore?
Usar um colar de corda, e ficar lado a lado comigo?
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos no meio da noite na árvore forca?

Existe um trecho do livro onde Katniss explica a canção de uma forma diferente aos olhos do leitor, que é esse abaixo:

"No início, parece que um cara está tentando fazer com que sua namorada vá encontrá-lo secretamente à meia noite. Mas é um local esquisito para um encontro romântico, uma árvore-forca, onde um homem foi enforcado, acusado de assassinato. A amante do assassino deve ter tido algo a ver com a morte, ou talvez eles fossem apenas puni-la de um jeito ou de outro porque o cadável dele clamava para que ela fugisse. Isso é estranhamente óbvil, a parte do cadáver falandte, mas é apenas na terceira estrofe que 'A árvore-foca' começa a ficar inquietante. Você percebe que a pessoa que está cantando a canção é o assassino morto. Ele ainda está na árvore-forca, continua perguntando se ela não vai se encontrar com ele. A frase 'Onde eu mandei você fugir para nós dois ficarmos livros' é a mais problemática, porque a princípio você pensa que ele está falando sobre quando a mandou fugir, presumivelmente para que ela ficasse em segurança. Mas então você imagina se ele não quis dar a entender que era para ela fugir para ele. Para a morte. No último verso, fica claro que é isso que ele está esperando. Sua amante, com seu colar de corda, morta, pendurada ao seu lado na árvore"

Uma música um tanto quando depressiva, talvez.. não é mesmo? Mas a questão principal agora, após entender a música, é: E qual a relação com tudo que acontece na série Jogos Vorazes? 

E para responder a essa pergunta eu lhes faço outra:

Não é melhor morrer do que viver a vida que Katniss e todos de todos os distritos vivem? 

Eles vivem uma vida sem liberdade! E na parte em que a música diz "Onde eu disse a você para fugir para nós sermos livres" fica claro que a única coisa que o "cadáver" quer é ser LIVRE! Quantas vezes Gale/Katniss/Peeta citam fugir para o meio da floresta para serem LIVRES? 

A música também fala "Não mais estranho seria se nos encontrássemos 'a meia-noite' na árvore-forca?". Notá que mudei um pouco a música, porém o seu significado continua o mesmo, não é mesmo? Em "Em Chamas", quando eles vão "armar contra os jogos", onde eles se encontram mesmo? Em uma árvore! E que horas? MEIA-NOITE!

Então, meus queridos amigo.. eis aqui o significado do PORQUÊ a música ÁRVORE-FORCA me causou tanto arrepio no cinema. O porque dessa música ser tão forte e ser uma arma tão poderosa contra a capital. O porque dessa música ser, simplesmente, incrível! 

Comentários

  1. Caramba, adorei a sua análise. Não tinha chegado a associar a árvore-forca com o encontro à meia-noite na árvore em Em Chamas. Quando li a explicação no livro, também tinha ficado fascinada. Me interesso muito por essas explicações "doidas".

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Da pra fazer uma tese de mestrado em cima disso! Ameiiiiii Sou da área de Letras, e não tinha pensado na música nesse sentido! Ótima!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa, sua análise! Essa música tem uma coisa estranha! fica na nossa cabeça!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Mulher, acho que o mundo todo precisa ler, ele é maravilhoso ♡

      Excluir
  5. Eu já tinha um ponto de vista em relação a música , mas mesmo assim resolvi fazer a pesquisa, e era realmente o que eu pensava , eu só tenho algumas coisas a acrescentar são fatos que eu liguei não sei se está certo mas condiz. Quando é citado "usar o colar de esperança'' me lembro logo do colar que Peeta deu a Katniss na praia e Peeta sempre quis ficar ao lado de Katniss, E na musica logo depois é citado "Ao meu lado ficar".E todas outras coisas que já foi citada como : as diversas partes de fugir , a adaptação de "esperança" na letra para dar um chan! e toda a parte de ficar livre. Grande beijo pessoal e eu amo essa música <3

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos... sobre a musica, que esperança há em morrer?, o homem foi levado por terceiros pra ser morto como punição, NÃO FOI POR VONTADE PRÓPRIA. Depois o restante da música leva a pensar que ele queria morrer pra se libertar e após morto convidou outra pessoa pra o suicídio pra SUPOSTAMENTE ser livre e ficar juntos... e novamente pergunto, QUE ESPERANÇA HÁ EM MORRER?... alguém comentou que o estranho é que a música não sai da cabeça, e é verdade... agora imagine o estrago que causa na cabeça de uma pessoa com depressão... que dá a entender que HÁ ESPERANÇA EM MORRER... pode até ser usado como argumento a revolução contra a capital que acompanha a história do filme. MAS É CLARO O PROPÓSITO DE LEVAR AO SUICÍDIO. É penas a semente de uma ideia plantada nas nossas cabeças para escolhas futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Essa é uma boa forma de pensar Marcio. Essa é minha teoria quando me baseio no filme, você tem alguma para compartilhar com a gente?

      Excluir
    2. Se eu vivesse em um lugar como esse... Eu iria preferir morrer mesmo...

      Excluir
    3. Boa tarde. Mil vezes morrer do que viver do modo que eles vivem. Agora, usar a letra da musica como desculpa para o suicídio é a mesma coisa que dizer que os jogos de video game incentivaram você a matar. Certo? Certo. A musica com um propósito foi criada para a revolução que diz que eles preferem morrer do que viver de um modo aprisionado.
      E de um certo modo você estaria sim livre de viver daquele jeito.

      Excluir
    4. Olá para todos. Você dizer que esta musica é um perigo para todos aqueles que tem depressão é usar a própria apenas como desculpa. É o mesmo que dizer que o video game lhe incentivou a matar, seria muito covarde, não? Eu mesma tenho depressão, faço uso de remédios e vivo. É do jeito que eu queria? Não. Me sinto em uma prisão? Sim. Já pensei em tirar minha vida? Varias vezes. Essa musica me incentivaria para tirar minha própria vida? Absolutamente. Mas se você tirou sua própria vida por causa de uma música, sinto-lhe em informar mas você é muito idiota.

      Excluir
  7. Melhoooor análise de todas ! Também arrepiei ao ouvir a música, e fiquei com ela por muito tempo na mente ... até para nós que não vivemos no mesmo cenário que o livro descreve , nos dá uma esperança para tentar sermos mais livres ! Acho que no caso deles , se não tivessem esperança e não lutassem por liberdade , a morte seria a melhor escolha!
    Bjoos .. 😘

    ResponderExcluir
  8. Enforcaram um homem, então não foi por "conta propria" e depois esse suposto cadáver cantante quer levar outra pessoa ao suicídio, muito estranho não acham?
    Não faz muito sentido, pois não há esperança na morte, muito pelo contrário.
    Mas parabéns pelo texto, mesmo sem concordar acho interessante pelo seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então, muitas pessoas falam mesmo sobre essa questão. Acho que talvez seja essa que pegue a todos na música, mas na minha visão ainda acho que a música quer dizer isso nessa parte. Caso você tenha uma outra visão, por favor mostre! Eu realmente quero saber e poder me aprofundar mais sobre o assunto.

      Mesmo sendo levado por terceiros à morte, é interpretável que o cadáver viu que essa forma foi a maneira que ele se sentiu mais "livre"... Acho que essa parte da música é o extremo. Porque o livro mostra uma sociedade elevada ao EXTREMO. Eu particularmente, MARIANA, QUE VIVE NO RIO DE JANEIRO EM 2015 concordo com você! NÃO HÁ ESPERANÇA NA MORTE! NÃO VAMOS E NÃO QUERO MOSTRAR ISSO ÀS PESSOAS QUE LEEM ESSA POSTAGEM. Até porque, se pararmos para pensar no livro todo em questão, quem leu sabe que isso não é nada comparado a luta e a revolução completa que se tem em todo o enredo do livro.

      Nessa postagem eu somente falo a interpretação da MÚSICA ÁRVORE-FORÇA, que foi "banida" pela capital e os motivos NA MINHA OPINIÃO do porquê disso. Isso é a ponta de toda uma revolução que se segue após o "toque dessa música" no subconsciente das pessoas. Do entendimento. Da esperança.

      Até porque na minha opinião, caso você já tenha lido o livro ou visto o filme, após Katniss cantar a música e está ser levada a todos os distritos, as pessoas realmente veem e entendem que a única coisa que elas estão fazendo é esperar que a morte chegue até elas.. elas não tem vidas próprias! E com isso se mostra uma força.. a força de não só sobreviver, mas viver!! E a revolução de fato começa.

      Excluir
  9. Gostei muito da sua analise, uma coisa que sempre me chama a atenção quanto escuto essa musica são esses dois versos
    "Onde eles enforcaram um homem que dizem que matou três
    Coisas estranhas aconteceram aqui"
    A parte onde fala "que dizem que matou três" sempre me faz pensar em rumores em algo incerto como se fosse apenas uma noticia sendo repassada o que leva a duvida de quem disse que ele fez isso e se é verdade.
    Caso isso não seja verdade porque o homem foi morto? O que leva ao seguinte verso "Coisas estranhas aconteceram aqui" que pode se referir a verdade que foi oculta, o verdadeiro motivo que foi "abafado".
    Bem isso é só algo que eu pensei as frases podem ter sido escritas assim só para seguir a melodia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa.. verdade! Não tinha parado para pensar nisso. Eu vi em uma postagem falando sobre uma análise mais direta sobre o significado da música.. Comparando ela com os personagens e situações dos livros. Ela fala que essa parte, do homem que matou três, é voltada para Peeta. Porque na arena o Peeta mata três pessoas (que não me recordo o nome agora), e ela insinua que o Peeta seja o tal homem que foi enforcado. É uma outra visão também.. achei boa no seu geral.

      Excluir
  10. A questão é que se para eles existe esperança até na morte, significa q lutar vale a pena, isso incentiva a luta. A esperança de mudanças está no sacrifício, onde vc deixa de se importar com sua vida e a sacrifica em prol de mudanças.

    ResponderExcluir
  11. Bela análise sintática, sucinta é perfeita.

    ResponderExcluir
  12. Um amigo meu se matou poucos dias depois de compartilhar essa musica, talvez ela não tenha sido o motivo, mais pode ter sido um incentivo, a depressão é uma doença grave, e musicas desse tipo só destroem pessoas que estão lutando pra viver.

    ResponderExcluir
  13. Assisti todos os filmes nesse fim de semana e essa música me intrigou muito. To com ela na cabeça e fui pesquisar kkk ótima análise. Não li os livros, mas a cena das pessoas indo a capital cantando a música, é de arrepiar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)