[filme vs livro] Percy Jackson e o ladrão de raios


Todo mundo esta apar de que o filme sempre é um resumão do livro, certo? Mas Percy Jackson? Eu me perguntou: "É a mesma história?"

Vi o filme antes de ler o livro e gostei muito. Nunca tive muito interesse em ler, mas me apaixonei já nas primeira páginas. O filme foi, para mim, a pior adaptação que já vi. Pegaram uma história fantástica e a mudaram por completo! Não sei porque?! 

Então, antes de começar a falar sobre as diferenças acho melhor dizer:
CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA LIDO O LIVRO NEM VISTO O FILME, SUGIRO NÃO LER ESTA POSTAGEM.  

  • Começando com a idade do Percy. Sinceramente, é uma das poucas diferenças que gostei. Achei muito melhor ele ter 16 anos do que 12. Acho que uma criança de 12 anos (mesmo eu sabendo que esse é o diferencial) não fariam as coisas que estão escritas no livro. Sempre que estava lendo imagina ela mais velho.. sempre esquecia que ele era um menino de apenas 12 anos.
  • Olhos azuis e não verdes. Para mim também não fez muita diferença não.
  • O que me incomodou logo de cara foi que o Percy, assim que chega ao acampamento, já sabe quem é seu pai. Mesmo achando que no livro estava na cara e os outros já deveriam saber (e não só desconfiar, SABER MESMO!). Porém, o filme cortou uma boa parte do livro, e era uma parte que eu gostaria de ver.
  • No livro Annabeth não possui seu boné dos Yankees dado por sua mãe que a dá o poder da invisibilidade. Achei que não botar isso no filme foi ridículo. Já que o Percy tem uma caneta-espada porque ela não pode ter um boné legal?!
  • Agora começam todas as mudanças. No livro Annabeth e Percy começam a se falar logo de cara, não ficam de briguinhas sem noção.. Eles participam do mesmo time de captura da bandeira e estão contra o chalé de Ares. Já no filme não.. Tudo perdeu o sentido. Ares é do mesmo time de Percy.
  • Logo que Percy descobre que é filho de Poseidon (no livro) ele recebe uma missão e vai até o Oráculo. No filme ao invés dele receber uma missão, ele não recebe e tem que fugir. 
  • Os campistas não usam a camisa laranja do acampamento meio-sangue. O pinheiro de Thalia nem ao menos é citado. Há centauros circulando livremente pelo terreno, o que no livro não acontece porque nem todos os centauros são doceis.
  • Agora vou contar o que mais me incomodou. No filme Percy sai em uma caça ao tesouro, procurando pedrinhas verdes para entrar na terra de Hades. PELO AMOR DE DEUS? O QUE É ISSO? TA DE SACANAGEM COMIGO? 
  • No livro Perséfone nem ao menos aparece


Não quero contar muitas coisas, até porque não tem como citar todas as mudanças que aconteceram a partir dai, mas gente. O filme é bom, mas não tem nada haver com o livro. Leiam o livro. Sua imaginação vai fluir para outro mundo. Se você viu o filme mas ainda não leu, nenhuma paisagem é igual. Eu não imagino aquele mundo do filme. ME RECUSO A IMAGINAR!  

Comentários