O maior desafio literário de todos : NaNoWriMo


Novembro é o mês mais agitado para aqueles que amam ler e escrever. O desafio literário que envolve milhões de escritores fica no ar do início até o final desse mês e proporciona alegrias, desesperos, planejamento, organização entre muitas outras coisas mais. Vamos conhecer um pouco mais sobre o projeto e saber como se planejar para o próximo ano.

o que é o nanowrimo?


National International Novel Writing Month, é um projeto criado por Chris Baty, de São Francisco, em 1999 que desafia velhos e novos escritores a escrever um livro com, no mínimo, 50.000 palavras durante um mês. 

Ah Mari, então porque é NaNoWriMo e não, por exemplo, InNoWriMo? 
Simples, caro leitor! O projeto era, inicialmente, nacional porém conseguiu tanta popularidade que hoje em dia, o projeto é mundialmente famoso e conta com mais de 300.000 participantes de todo o mundo. E esse número vem crescendo cada vez mais. Como muitos outros o apelido "pegou" afinal, "não se mexe em time que esta ganhando", não é mesmo?!

Mais de 250 livros escritos por participantes já foram publicados. Entre eles está Água para elefantes escrito por Sara Gruen que teve direito ate a adaptação cinematográfica contanto com atores mundialmente famosos.

Eu sei que "o importante é escrever" mas o projeto não é só isso. É sim um de incentivo àqueles que querem muito escrever um livro porém têm preguiça ou "acabam deixando para lá", porém é também um desafio. Então, não chegue com uma história pronta. Claro, planeje-se, tenha algumas coisas armazenadas mas seja justo consigo mesmo.

COMO PARTICIPAR?


Para participar basta o interessado ir até a site do projeto e se cadastrar. Lá você, basicamente, só precisará escrever! As ferramentas lá disponíveis te ajudaram a contar quantas palavras já foram escritas e quantas faltam para atingir a meta. 

Ao final do projeto, caso consiga concluí-lo, você ganha uma medalhinha - muito cobiçada. Como o cadastro é eterno, esse medalhinha sempre estará lá para você se lembrar que conseguiu. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário escrever em inglês para contar como participação. Na verdade, o NaNo nem armazena os textos escritos. Ele simplesmente conta as palavras e pronto. Então, vale sim escrever em Português, Espanhol, Italiano, Hebraico.. (Bom, Hebraico eu não sei!)

camp nanowrimo:


O Camp NaNoWriMo acontece nos mesês de Julho e Agosto e é feito para que você, que deseja participar do projeto em Novembro, se programe para o evento principal.

Mas qual a diferença entre os dois? 
A principal diferença é que no Camp você é alocado em uma "cabine" junto com mais quatro pessoas onde você poderá trocar mensagens sobre o projeto e, com isso, obter uma ajuda mútua. É uma forma boa de trocar experiências, ganhar maturidade e, principalmente, criar um planejamento para o NaNo. 

O Camp é muito recomendado àqueles que nunca participaram do projeto ou que participam a pouco tempo. 

é um projeto e não uma competição!


O NaNo não lhe oferece nenhum premio físico (e não deve oferecer nunca!) após a conclusão. A única coisa que ele lhe proporciona é o prazer da escrita, a satisfação de ver seu projeto concluído e a disciplinação com relação a tempo e organização.

A única dica que tanto autores quando aqueles professores de português/redação dão é que para escrever bem você precisa escrever. Então, o NaNo te ajuda a fazer isso. 

Se planeje para o nanoWRIMO


O planejamento que irei colocar aqui é uma coisa que eu mesma desenvolvi para mim com relação a outros que eu vi por ai (em principal de um site, mas eu vou colocar as referências no final). Irei colocar só o conceito dele mas qualquer dúvida ou dica podem mandar mensagem ou deixar sua pergunta no comentário.
  • Desenvolver a ideia inicial (conceito, tema e estrutura)
  • Criação de personagens e lugares
  • Estabelecer o início e o fim de cada estrutura. (Ex.: como o personagem será no começo do livro e como ele vai terminar)
  • Estratégia narrativa (criar cenas que prendam o leitor)
  • Revisá-las
Eu ia escrever tópico por tópico mas o post ia ficar muito cansativo de se ler (se já não está). Então resolvi só colocar os tópicos mesmo e irei deixar aqui a fonte principal para essa conclusão. Lembrando que não está igualzinho ao planejamento de lá mas o conceito é esse ai.

ESSE É O NANOWRIMO!


Para finalizar o post (finalmente Mari!) quero dizer que mesmo não tendo nunca participado do NaNoWriMo me sinto muito mais confiante agora que sei tudo sobre ele.

Irei me planejar desde já para que no do ano que vem eu consiga a tão desejada medalha (quero conseguir de primeira). Juro que não vou roubar. Vou procurar dicas de pessoas que participaram e de autores. Não vou escrever capítulos ainda só irei mesmo me organizar para novembro. E isso vale para a Novel em si como também na minha vida pessoal porque Novembro é o mês mais agitado de todos para mim.

Dá para ver que o NaNo causa nervosismo, te deixa maluca entre muitas outras coisas neuróticas que só ele lhe proporcionará. Mas, tenho certeza, que deve ser uma experiência única e uma satisfação enorme ver seu texto terminado. É por isso que vale a pena participar do desafio.

Comentários

  1. Esse evento deve ser muito bom... é uma ótima oportunidade mesmo... adorei... eu tinha ouvido falar disso em um grupo do face.... mas não fui a fundo e aqui no seu blog deu uma explicada bem melhor... Xero!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)