Ressaca Literária

Ressaca literária é a incapacidade de começar a ler um novo livro porque você ainda está vivendo no mundo do livro anterior.

Sim, meus amigo! A ressaca literária é super verdade e eu fiquei o mês inteirinho tendo que aturar ela. E pior do que isso é que eu só sinto vontade de ler em horas inapropriadas, exemplos: quando estou naquela aula super chata ou quando já está tarde e eu preciso muito ir dormir.

Para aqueles que ainda não conhecem o termo, a RL é um momento em que você simplesmente não consegue ler nada. Você pega um, dois, três livros e começa a ler mas não consegue absorver nada. Acredite, é a pior "doença" para leitores.

A ressaca vai chegando de vagarinho. Não é nada rápida, tipo: li um livro muito bom e pronto, agora só daqui a um mês! Não é nada disso. Eu fui pega de surpresa e me desesperei. Comecei a pegar um livro e não gostar, outro e nada, mais um e pronto... descobri que estava com o vírus.

De acordo com a Juh Sutti, do blog Livros e blablablá, para ela existem dois tipos de ressacas literária:

1 - Aquela que acontece devido ao acumulo de trabalho, tensões do dia a dia e estresse. Sua mente fica atribulada e a leitura se torna impossível.
2- Aquela que vem após ler um livro MARAVILHOSO. Você simplesmente não consegue achar nada a altura, fica desanimado e abandona o barco por um tempo.
A que me pegou dessa vez foi a primeira. Eu estava com tanta coisa na cabeça nesse ultimo mês que fiquei descontrolada definitivamente. Quem me conhece sabe do que estou falando. Eu simplesmente surtei e só consegui dormir, dormir e dormir mais e mais. Nem os trabalho eu consegui concluir com êxito.

As dicas que eu tenho para dar sobre a RL são muito simples e qualquer um pode estipular com um pouco de tranquilidade na mente:

  1. Não proporcione metas. Eu sou muito de metas como eu já disse um milhão de vezes por aqui. Sempre acho que com meta eu consigo as coisas mais facilmente (o que não é verdade...). A questão é que na RL você precisa fazer o que bem entende. Até porque se você ficar vidrada numa meta você acaba enlouquecendo porque percebe que não está conseguindo concluí-la. Então, NADA DE METAS.
  2. Não insista. Pegue sempre um livro e tenha-o na mão mas se não conseguir ler não se força. Quando mais você força, mais difícil a ressaca é de sair.
  3. Faça outras coisas. Se destraia ao máximo e lembre-se: EXISTE VIDA FORA DOS LIVROS! Então, viva!
Bom é isso ai. Esse é um post mais light só mesmo para desabafar com vocês essa agonia que eu venho trazendo comigo. Quero saber o que vocês acaham sobre a RL. Deixem ai nos comentários.

Comentários

  1. Realmente, às vezes lemos u livro tão incrível que quando vamos ler outro, não conseguimos nos apegar muito as personagens, pois ainda sentimos saudades dos antigos.
    Sei que parece estranho sentir saudades dos personagens, mas acontece. A história é tão bom que faz isso conosco.
    Ah.. visite e comente no blog, ficarei muito feliz ♥
    Beijos, fique com Deus.
    lendoeaprendendoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tive uma SÉRIA ressaca literária no meio do ano! Acho que fiquei um mês sem conseguir começar ler um livro novo, e eu estava com váááários na fila! Espero que demore bastante pra ter outra ahaha

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)