Equipe Literária: Adaptações Cinematográficas

O primeiro bate-papo com o grupo da Elite Literária foi sobre Adaptação Cinematográficas -como o título já diz- e, para uma primeira reunião, foi muito bom. Conseguimos abortar todos os assuntos em pouco tempo e de maneira bem organizada e ordenada. Ou seja, conseguimos nos entender e isso já tá valendo muito para mim.

Falamos primeiros sobre as piores adaptações. Entre elas foram citadas Dezesseis Luas, Percy Jackson, Cidade dos Ossos, Crepúsculo e até mesmo Harry Potter entrou nessa listinha. A Gi, do Clube das 6, falou que diversas amigas dela abordavam esse assunto dizendo que: "O filme é bom, mas o livro é mil vezes melhor".

Mais é claro que o livro é melhor! Mesmo quem não leu tem consciência disso! Vamos combinar uma coisa aqui sobre Adaptações: Elas não são feitas para IMITAR o livro. É claro que uma linha de raciocínio deve ser traçada com relação a este, mas igual? Não vai ser e nunca será. O que um bom cinegrafista podo fazer é tentar ao máximo seguir essa linha, sem "viajar na maionese", ou seja, sem inventar personagens a toa nem tirar personagens que fazem toda a diferença, digamos assim. (Entre outras muitas coisas é claro). Nessa parte então todos concordaram que não, Harry Potter não é ruim e ponto final! Mas ainda estamos com uma dúvida. Qual é a pior adaptação? Ficamos em dúvidas entre dois filmes específicos: Percy Jackson e o Ladrão de Raios e Crepúsculo. 

Tenho que concordar que essa "disputa" foi difícil. Percy foi sem dúvidas a pior adaptação de todos o universo para mim. Eles tiraram personagens, mudaram a idade dos personagens e para finalizar mudaram totalmente aa base inteira da história.

Já Crepúsculo eu e a Ana, do Vício em Livros, ficamos de mãos atadas. Crepúsculo foi a primeira série que eu li na vida -e a da Ana também- e ouso dizer que por ela estou hoje aqui com mais de 100 livros na estante. Como falar mal de uma coisa que me fez tão bem? Por mais que o filme não mostre o universo de Stephenie, não poderíamos de jeito nenhum colocá-lo como pior.

Por fim, depois de muito bate-papo, decidimos, por unanimidade, que o troféu de pior adaptação do mundo vai para: Percy Jackson.



Depois disso veio uma conversa mais amena sobre as melhores adaptações. Falamos um pouco sobre A menina que roubava livros, ao qual a Ana falou ter visto o filme online até a metade. A opinião dela foi que o filme seguirá direitinho a linha do livro e não decepcionará seus fãs, o que é perfeito. Porém, NENHUMA das outras participantes haviam visto o filme, então como poderíamos julgar? 

Chegamos a conclusão que a melhor adaptação cinematográfica foi a de Jogos Vorazes #2: Em chamas (Não desmerecendo o primeiro pois foi de igual grandeza, mas o segundo ARREBENTOU!) e dispenso explicações sobre esse filme. Até a Jessica, do Books and Movies, que deixou claro que não gosta de adaptações de jeito nenhum, concordou conosco mesmo não tendo lido o livro ainda.


Por fim, falamos brevemente sobre as próximas adaptação desse ano de 2014. As mais comentadas entre o grupo foram Divergente, A menina que roubava livro e A culpa é das estrelas.

Divergente ganhou em massa na nossa "votação?!", mas dessa eu fiquei de fora porque ainda não li a série. Confesso que depois disso fiquei com muita vontade de correr para a livraria e comprar o livro urgentemente para começar a ler amanha mesmo.

 

Enfim, sei que o post ficou grande, mas temos que concordar que foi um encontro onde só falamos sobre esse assunto, e você que está aqui provavelmente lê bastantes livros então esse texto não vai te abalar.

Espero que vocês tenham chego até aqui e que tenham gostado. Na próxima reunião iremos discutir o livro A garota que você deixou para trás da autora Jojo Moyes e faremos uma resenha em conjunto sobre o livro.


  






Comentários

  1. Eu não concordo que Harry Potter não seja ruim, eu acho PÉSSIMO ahahahahaha Atuações ruins, falta de personagens, enfim, como fã dos livros os filmes não me agradam.
    E estou com medo de Divergente por causa dos trailers, não sei, mas acho que o filme não será muito fiel :/ infelizmente, pois o livro é DEMAIS!

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  2. Queeeee amor, adorei o primeiro post da Equipe, fiquei com vontade de chorar ( #saudades ).
    Quero me intrometer e falar um pouco sobre os filmes, eu vi Percy Jackson, mas não li o livro gostei do filme , mas não foi nenhum que eu tenha ficado apaixonada. Crepúsculo e toda sua saga foi uma merda, eu amoooooooooooooooooooooooooooooo os livros, são meus amores, são uma perfeição, mas os filmes são muitoooooooo ruins é o cumulo do absurdo. Em chamas merece todo o meu amor ♥ forever para sempre rs !! E por ultimo não posso me intrometer não li nadinha ainda rs !
    Gatonas mil beijos

    Lêeh

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2014/02/livros-na-novela.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari!
    Adorei a sua postagem! Eu não lembrava de metade dessas coisas, rsrs.
    O próximo encontro será ainda melhor!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu gostei de harry potter, até cidade dos ossos ficou boa mas nada é pior que dezesseis luas, o livro é maravilhoso mas o filme é a pior adaptação que existe,pior até que percy jackson.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lilian, Dezesseis Luas também passou dos limites. Mas Dezesseis luas o filme não modificou tantas coisas quanto Percy e como estamos falando de adaptações eu resolvi votar no percy por ter mudado totalmente a história do livro.

      Excluir
  5. Boa discussão, super badalada. Eu gostei de Percy Jackson como filme de Hollywood. Boa postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, eu também gostei. Porém, Percy foi o mais diferente que eu vi com relação a adaptações literárias. Ele mudou totalmente o enredo da história e, por mais que não tenha ficado um filme tão ruim de se ver, ele ainda foi o pior para mim.

      Excluir
  6. Adorei o post! Ainda estava por fora desta equipe, apesar de ter lido algumas coisas sobre ela. Fiquei feliz por você estar participando, depois de ter visto alguns de seus vídeos confesso que fiquei impressiona com o tanto de marcadores que possui na parede haha. Não cheguei a ler nem assistir nenhum dos que você sitou (pessoa quase sem cultura aqui!), mas já ouvi falar tanto que conheço praticamente a história toda dos três votados. Por falar nisso, assisti a menina que roubava livros na internet também e, como uma das participantes da equipe disse, ele seguiu o caminho certinho do livro. Muito bonita a adaptação, superou as minhas expectativas <3. Beijos e tenha uma ótima semana :D!!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  7. Oi! :)
    Que incrível esse encontro! Bem, tenho que dizer que adaptações cinematográficas são uma coisa. Bem, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler a saga de Percy, mas meus amigos fãs tem um ódio eterno dos filmes, pois também afirmam que as mudanças de enredo foram absurdas! Mas sobre Crepúsculo, sou muito suspeita de falar, pois essa também foi a primeira saga que li, e sou fã até hoje (me julgue haha), mas os filmes (principalmente Lua Nova) também não surpreendem muito não. Ainda não consegui ler os livros das outras sagas para poder argumentar alguma coisa, mas de Instrumentos Mortais, eu amei o filme, e em breve lerei os livros! :)
    Beijos, o post ficou muito bom!

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)