A magnetude Sci-Fi

O tema ficção cientifica é pouco abordado no Brasil e muito confundido com fantasia. De fato, o Sci-Fi vem da Literatura Fantástica e até alguns sub-gêneros abordam a magia como principal fator da Ficção Cinetifica, mas vamos com calma porque o gênero é muito maior que isso.

Como disse acima, a Ficção Cientifica é, junto com Fantasia e Terror, um sub-gênero da Literatura Fantástica. Fato que eu desconhecia e que me deixou bem interessada. Para mim Literatura Fantástica era apenas, e só apenas, fantasia! Mas depois de pesquisar, tudo faz um grande sentido e é apenas questão de ligar os pontos.

Em sua definição, Fantasia é a narrativa que faz uso principalmente da magia e elementos sobrenaturais; A Ficção Cientifica em geral narra sobre o impacto da ciência na sociedade quando já no Terror, e ai vem minha principal fonte de entusiasmo a explicar porque realmente nunca imaginei o tema vindo da literatura fantástica, utiliza elementos próprio da fantasia para criar um sentimento de medo no leitor. 

Mas nosso foco hoje é Sci-Fi e para falar a verdade dentro desse subgênero existem milhões de outros que me deixaram de boca aberta e alguns que eu já até sabia. Um deles confunde muito o leitor que é a Fantasia Ciêntifica, que como disse acima é a questão que tanto o Brasil precisa estudar. Nada mais é do que a Fantasia mistura com elementos da Ficção Cientifica criando assim um gênero misto onde todos os sub-gêneros de fantasia podem ser abordados e misturados com a ciência. Como é o caso do livro "A Princess of Mars" do autor Edgar Rice Burroughs (1917).

Outros temas, como Distopia e Ficção Científica Cristã me deixaram bastante intrigada. Minha primeira pergunta quando fui estudar Sci-Fi foi: "Qual a diferença entre FC e Distopia, visto que os dois tem conceitos bem parecidos?" E então descubro que a Distopia nada mais é do que sub-gênero da FC, onde a tecnologia sempre aparece como sendo a principal ferramente utilizada para controlar os oprimidos. 


E a Ficção Científica Critã foi a que mais me abalou. Cristianismo e ciência andando juntos, um ao lado do outro, nessa linha tão tênua me deixou intrigada. Deste gênero podemos citar obras famosas de autores renomados como C.S.Lewis com Out of the Silent Planet ("Além do Planeta Silêncioso") e Stephen King com o livro The Stanf ("A Dança da Morte"). E nada mais é do que o cristianismo desempenhando um papel importante, se não principal, numa trama onde o conceito geral é gerado por um tipo de ciência.

Espero ter conseguido explicar algumas coisas para vocês sobre esse assunto tão amplo. No Clube do Livro Sci-Fi desse mês de Junho falaremos sobre estes conceitos e sobre livros interessantes e conhecidos da literatura de Ficção Científica. Quem se interessar pelo tema, não deixem de comparecer no evento abaixo.

Comentários