O Passado de Joanna, de Poliana Marques

Aos 5 anos de idade, Joanna presencia o assassinato de sua mãe por um homem desconhecido e de voz grave que o faz sem nenhum motivo em particular. Sem ter para onde ir a menina continua no circo, onde sempre viveu e teve acolhimento de pessoas que viraram mais que amigos.

Depois de anos trabalhando para ganhar o seu sustento, apesar de seu passado, Joanna está prestes a completar 18 belos anos ao lado de amigos e de seu amor e companheiro de palco Brandon. Porém, no dia de seu aniversário algo terrível acontece; um homem desconhecido, usando uma mascada, invade seu trailer e a estupra.


Logo após o acontecido, ela e todos a sua voltam ficam horrorizados. Brandon fica do seu lado assim como todos os seus amigos, mas o ocorrido retorna a acontecer e viraria algo decorrente em sua vida se não fossem todo o apoio e ajuda de todos que estão a sua volta e se preocupam com a menina. 

Um livro cheio de mistério, encanto e fascismo. A verdadeira história de uma mulher forte que faz com que os acontecimentos só a fortaleçam cada vez mais. Já amo livros que tem como contexto "circo" e, por isso, esse me encantou desde a sinopse.


Confesso que os acontecimentos são jogados muito rápido ao leitor. Basicamente tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo sem um contexto que nos ajude a processar. Acho que a autora quis sempre ter algo novo, algo inusitado que deixaria o leitor com "boca aberta", mas na minha opinião esse foi o único ponto negativo do livro. 

Depois da metade a escrita evolui muito e é visível que o livro começa a tomar forma. Conversado com a autora no facebook, ela disse que o segundo livro já está sendo escrito e me prometeu (por livre e espontânea pressão) que vai escrever a continuação rápidinho. E eu acredito que esse, depois do feedback dos leitores, vai dar o que falar. A história é ótima, tem enredo para um universo único, e depois da conversa eu acredito que a autora tem muito para dar.


Para quem quiser conhecer mais o livro entre no skoob e para quem quiser comprar ele está bem baratinho nesse link (clique aqui). Eu recomendo a leitura e espero muito que o próximo venha cheio de surpresas e reviravoltas. Pelo o que pude ver no wattpad (clique aqui) vem coisa bom por ai. Poli, se puder me tira uma dúvida nos comentários: QUE SINOPSE É AQUELA DE O PRESENTE DE JOANNA? Aquilo procede? É realmente o segundo?




Comentários