Adorável Cretino, de Camila Ferreira


Adorável Cretino”, da autora brasileira Camila Ferreira, é mais um lançamento da editora Universo dos Livros.  O romance se passa na famosa cidade de Las Vegas, onde temos Jason, um homem rico, comandante de uma grande empresa, e bonito, e que sabe muito bem disso. Mergulhado em uma vida de grandes festas e mulheres se jogando ao seu redor, ele não poderia ser mais nada além de um mulherengo convicto, que enxerga as mulheres apenas como uma diversão passageira.

Hellen é uma jovem que quer crescer na vida, e consegue um estágio em um dos maiores hotéis de Vegas. Ela acaba sendo convidada para uma festa muito diferente do que estava acostumada e se depara com o homem mais lindo e sexy que já viu na vida. Mas para ela, Jason também representa aquele tipo de homem do qual ela quer manter distância. Mas a química entre os dois é muito forte, e Jason não consegue tirar Hellen da cabeça. E ele não pensa em desistir tão fácil.

A primeira coisa que precisa ser dita, é que Jason realmente é um cretino. Apesar de ser um profissional muito responsável, no resto do tempo ele só pensa em mulheres e sexo. E sabe exatamente como fazer uma mulher se jogar a seus pés, e depois ir embora.  Não que ele precise fazer muito esforço, porque o tipo de mulher com que ele convive é o tipo mais fácil possível. Mas ele faz a sua parte. Não passar a noite com a mulher; dizer apenas o que ela quer ouvir; não ligar no dia seguinte ou ignorar ligações, são suas ações padrão. Realmente o modelo de homem que não sabe o que é um relacionamento.

Hellen percebe isso assim que se encontra com ele. E o fato de ela não parecer interessada só faz Jason ficar ainda mais louco por ela.

Em sua maioria, os capítulos são narrados por Jason, com pequenos momentos de Hellen. E colocar através dele é fundamental pra percebermos as mudanças que ocorrem com o nosso Adorável cretino, porque ao longo do livro suas atitudes vão mudando e também porque a cabeça dele é muito divertida. Fiz algumas caretas no começo, porque o nível de cretinice masculina era grande demais pra mim, e você fica doida pra ver o tapete dele ser puxado, quando percebe que está apaixonado.

Ainda sobre a forma como o livro é escrito, ele se torna diferente porque parece ser narrado pelo personagem para o leitor, Jason e Hellen conversam com o leitor em determinados momentos. Às vezes parecendo saber qual será a sua reação a determinada coisa que eles dizem ou fazem. Me diverti muito com isso.

No começo foi meio estranho lidar com a mente do Jason, porque estou acostumada com homens mais românticos, e ele não era assim. E pensei por algumas páginas que não gostaria do livro, que não teria simpatia pelo personagem masculino. Mas conforme as coisas foram evoluindo, você começa a gostar dele. E o estilo do livro vale a pena.


Se você gosta de romances, vai gostar desse. E é bom conferir uma obra tão americanizada, mas que foi escrita por uma brasileira.

Comentários