ESTIVE PENSANDO: NATAL

Estive pensando sobre o Natal que é uma data que eu amo!

Como não amar o Natal? Uma data que nos traz alegria, momentos com a família e que nos renova a esperança... Voltamos a acreditar no mundo, na humanidade e num futuro melhor.

A literatura tem grande participação na criação desse sentimento coletivo.


Ano passado, por exemplo, li o livro Annie do Thomas Meehan, publicado no Brasil pela editora Intrínseca. Famosa pelo musical da Broadway, a história nos mostra Annie, uma órfã de 11 anos que vai atrás de seus pais. O Grand Finale (que é claro que não vou contar) acontece no Natal. Você fecha o livro e se sente feliz, sem perceber está sorrindo, porque é assim que devemos nos sentir no Natal.

Outros exemplos de livros natalinos são: Deixe a Neve Cair (John Green, Lauren Myracle, Maureen Johnson), O Presente do Meu Grande Amor (Vários autores) e Um Conto de Natal (Charles Dickens). Esse último você pode até não ter lido ainda, mas com certeza conhece a história do avarento Scrooge que recebe a visita de fantasmas que lhe apresentam o verdadeiro sentido do Natal.

No cinema, também temos uma ampla gama de filmes encarregados de alimentar a fantasia que gira em torno dessa data.  Grinch, O Milagre da Rua 34, Os Fantasmas de Scrooge e tantos outros estão aí para não me deixar mentir.


Entretanto, tenho percebido uma pequena diminuída na produção desse conteúdo. (É impressão minha?) Esse ano mesmo, não vi nenhum anúncio de filme ou livro referente à essa data que tenha me cativado. Dos trailers que vi, um é uma comédia (beem comédia mesmo) e outro é um filme de terror (confesso que fiquei chocada).

O que está acontecendo afinal? É claro que o clima natalino não vai diminuir por causa disso, mas também não vai ser ampliado. Esse é um daqueles temas que geram produtos infinitos, parecidos na essência, mas com suas diferenças na forma.

Talvez seja uma fase. Talvez as pessoas estejam satisfeitas com o que já existe. Talvez os escritores estejam um pouco desacreditados. Talvez isso acabe fazendo falta.

O que podemos fazer? Disseminar o que temos por aí. Reassistir ou reler livros que nos tragam essa sensação boa. Criar, ao nosso redor, um ambiente no qual nos sintamos felizes e os outros também. E, quem sabe, produzir um conteúdo novo, novos escritos, novas artes, novos desenhos e filmes. Quem sabe? Tenho esperança...


Ah, antes que eu vá embora UM FELIZ NATAL PARA VOCÊ!! Sinta-se envolvido por essa clima natalino e aproveite! Se quiser, deixa aqui mais sugestões de livros e filmes sobre esse assunto que eu vou adorar!

Comentários

  1. Tenho muita vontade de ler " Deixe a neve cair".
    Na verdade, eu nunca li um histórias natalinas... Mas acho muito bom!
    Beijos, fica com Deus.
    Post novo: www.lendoeaprendendoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)