Mangas e Cia

Alguns gêneros de Mangá


Olá, e aqui estou novamente e desta vez é para falar de uma coisa que eu gosto muito. Já ouviu falar de mangá? Leu algum?


Mangá são como gibis ou HQ, é claro que tem suas próprias peculiaridades, mas, que contam histórias da mesma forma. O diferencial do mangá é que ele segue a leitura orietal, o que seria nosso detrás para frente, e a leitura é feita da direita para a esquerda.
Pois aqui vai uma pequena explicação sobre os principais gêneros de mangá, e algumas dicas dos meus favoritos desses gêneros.

1. Kodomo: vamos começar dos pequeninos, ou como dizem em japonês, dos kodomos. Um gênero direcionado especialmente para as crianças, onde é ensinado a respeitar os mais velhos, preservar boas amizades (na verdade este é um ponto constante nos dois gêneros seguintes também), e coisas do gênero. Com enredos simples e de fácil compreensão, são muito consumidos pelas crianças.


2. Shoujo: o gênero vem da palavra japonesa para “garota”, e como o próprio nome explicita, é direcionado especialmente as meninas e adolescentes, seus enredos são sempre recheados de romance, beleza e desenvolvimento dos sentimentos das personagens, que para se assimilarem as leitoras, tem basicamente a mesma faixa etária (outro ponto importante da cultura japonesa, o protagonista de determinado gênero deve ter exatamente a mesma idade do publico alvo, para assim atingir seus objetivos).

3. Shonen: a contra-parte do shoujo, significa “menino” e é direcionada ao publico masculino jovem e adolescente, tem base em enredos que ressaltam a coragem e o companheirismo como valores importantes para uma boa vida. Os heróis de shonen são na grande maioria, antiherós, delinqüentes problemáticos dos quais todos já desistiram. Existe nos shonens a idéia da luta do bem contra o mal, e a promessa de que no fim todos os sacrifícios valeram a pena.

4. Josen: se a adolescente tem um gênero, a adulta japonesa também tem, e este se chama Josen, que é ao pé da letra “mulher madura”, com enredos um pouco mais densos e centrados em problemas mais complexos que o shoujo, o Josen se tornou popular por aqui com o mangá/anime.

5. Seinen: metade madura do Shonen, direcionada aos “homens maduros” (significado da expressão), tem enredos densos assim como o Josen, mas assim como no Shonen, centrados em valores e atitudes esperadas de um homem na comunidade japonesa.

6.Ecchi: o gênero ecchi é como uma prévia para o gênero “hentai”, no ecchi, garotas semi-nuas acabam entrando nas mais vergonhosas situações, a idéia do gênero, que é direcionado especificamente para o publico masculino heterossexual é mostrar as protagonistas apenas de calcinha, sem langerie, ou mais.

7. Hentai: a palavra, que em japonês significa “Tarado”, é titulo de um gênero bastante difundido entre o publico masculino heterossexual, é o correspondente ao nosso “erótico//pornográfico”, com enredos vagos e falhos, deixa brevemente claro que o único intuito desse gênero é fazer que um personagem masculino e um feminino façam sexo. Simples assim.

8.Shonen-ai: ou ao pé da letra “amor entre garotos”, tem com principais fans as adolescentes. Em histórias que lembram e muito o shoujo, garotos esguios e ingênuos (os chamados “bishonens”), mantém um amor velado por algum colega.

9.Shoujo-ai: contra-parte do shonen-ai, retrata o amor entre meninas, igualmente sutil, frágil e gentil, tem como principais cenários colégios internos e a admiração do calouro pela sua senpai, (aluna mais velha).

10. Yaoi: novamente, amor entre garotos, mas neste gênero, além dos sentimentos, também são mostradas algumas cenas de sexo entre os personagens, obviamente com muito mais sutileza que nos animes hentais, já que 90% dos manga-kás de yaoi são do sexo feminino.

11. Yuri : correspondente feminino do Yaoi, tem mais destaque mais em mangás do que em animes. É difícil achar um anime Yuri que não seja apenas um conjunto de fantasias masculinas de como deveria ser o amor entre duas mulheres.

Agora vamos falar sobre meus preferidos de alguns dos gêneros:

Shoujo: Peach-Girl (Literalmente garota pêssego) Momo Adachi é uma colegial, apaixonada por um garoto chamado Toji, mas, por ter uma facilidade muita estranha em se bronzear – e por terem lhe dito que o dito garoto não gosta de garotas bronzeadas como ela – a jovem desiste de participar da turma de natação, e promete a si mesma que será tão clara quanto as outras garotas, e só então ela irá declarar para o rapaz. A jovem tem uma estranha “amiga” chamada Sae, que morre de inveja da jovem, e quer ter tudo o que ela tem inclusive Toji, o amor da jovem. Em uma pequena confusão a jovem acaba sendo beijada por outro rapaz chamado Kaire – um garoto que é o próprio galã da escola - e dai se seguem muitas confusões divertidas, e reviravoltas impressionantes.



Fruits – Basket (Cesta de frutas, o nome faz um simbologia com uma brincadeira similar a “Salada de frutas) Conta a história de Tohru Honda, uma garota, que ao ser salva por três homens, dois garotos de sua idade Kyo e Yuki, e Shigure. Ela acaba sendo levada para morar com eles e então descobre que os três são amaldiçoados – assim como outros integrantes da família Souma -  e assim, mesmo sem a menor intenção ela é inserida em um mundo cheio de segredos e mistérios. A história é recheada de lições de vida, e tem um toque melancólico. É muito mais profundo do que parece a principio. Eu recomendo. 



Shonen: Death Note (Caderno da morte) Conta e história de Light Yagamai, um jovem que encontra um livrinho negro, que ele descobre pertencer a um Shinigami (desculpe, mas, não sei se está correto a escrita) um ser que é a própria morte de acordo com algumas lendas. Assim o jovem começa a escrever nomes de criminosos e bandidos, e passa a mata-los, sem nem ao menos sujar as mãos. Mas, seus planos são frustrados, por L, um outro rapaz de inteligência acima do normal, que é também um investigador contrato pela policia para descobrir o autor dos misterioso assassinos. Uma trama cheia de surpresas.



Naruto: Acho que esse dispensa apresentações, uma vez que é um dos mangás mais famosos do momento. Trata da história de Uzumaki Naruto, um garoto, que almeja ser hokage – uma espécie de líder, da vila onde o garoto mora – para isso ele precisa treinar muito é se tornar um bom lutador, em sua vila as pessoas “Trabalham” cumprindo tarefas, geralmente relacionadas a proteger pessoas, ou, afastar desordeiros – usando a força, golpes ninjas e técnicas elevadas de luta. – a História é rica em lições de moral, e é uma ótima pedida para aqueles que gosta de aventura.


Bom espero que tenham gostado em breve posto mais sobre mangás que estou lendo, e darei mais dicas de leitura. Bjus, até a próxima.


Comentários