O apanhador no campo de centeio - J.D. Salinger


Holden Caulfield, era um estudante do colégio de Pencey, isso antes de ter sido expulso do mesmo. Strandlater era o companheiro de quarto e melhor amigo de Holden, era alto e forte , e devido a isso conseguia conquistar muitas garotas, tinha fama de metido, porem era generoso. No desenrolar da história , Holden e ele entram em conflitos.
Ao ir para a cidade onde moram os seus pais, tenta por alguns dias ficar longe de casa por temer dar a noticia de que fora expulso , dessa forma frequenta bares e lugares, revê pessoas e reflete sobre a vida.
Ele tem uma irmã mais nova chamada Phoebe . Phoebe era a irmã mais nova, inteligente e esperta. Salinger descreve ela sendo uma garota meiga e determinada, mesmo com tão pouca idade.
Antes de ir embora para outro lugar, Holden decide que quer se despedir de sua irmã.
Durante esse período de conversa com sua irmã, e reflexões sobre a vida, Holden pensa sobre o que realmente queria fazer da sua vida.


"Fico imaginando uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa num baita campo de centeio e tudo. Milhares de garotinhos e ninguém por perto - quer dizer, ninguém grande - a não ser eu. E eu fico na beirada de um precipício maluco. Sabe o que que eu tenho de fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Quer dizer, se um deles começar a correr sem olhar onde está indo, eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto. Só isso que eu ia fazer o dia todo. Ia ser só o apanhador no campo de centeio e tudo. Sei que é maluquice, mas é a única coisa que eu queria fazer."


O apanhador no campo de centeio , foi um livro muito elogiado e criticado do Jerome David Salinger , lançado em 1951. Narrado na primeira pessoa por Holden, com linguagem coloquial , a fim de mostrar como os jovens se comunicavam na época, e como os mesmos não tinham liberdade de expressão.
Um ótimo livro, que me encantou do começo ao fim. Como li em véspera de vestibular, me ajudou muito a resolver meus conflitos internos com relação a faculdade, e realmente ver que a vida é muito além disso.
#recomendomuito
#readreadread

Um Beijo !


Karol Caetano

Comentários