MOTIVOS PARA LER BELEZA PERDIDA

Beleza Perdida me foi vendido como um romance adolescente puro, mas existe muito mais além da sinopse. Quando comprei o livro, me falaram que seria o livro de uma menina que foi apaixonada a vida toda por um cara popular da escola e certo dia o mesmo vai para a guerra e volta com feridas graves e expostas por todo o corpo. Assim, agora a menina poderia ter uma chance dele a notar. 




1. Essa descrição que me passaram não me chamou atenção. Só depois que soube que o livro tinha como base ser um "readaptação" do filme A Bela e a Fera que eu sempre fui apaixonada que comecei a me interessar. Mas falar que Fer é uma menina fraca que esperou a vida toda um cara ficar tão mal quanto ela para pensar que ele poderia sentir algo.. foi errado! Muito errado. Fernanda é muito forte e sabe lidar com as consequências da vida como ninguém. Ela fica do lado de seu primo que tem uma doença grava por toda a sua vida e faz isso de uma forma tão natural e simples que você se emociona a cada página.

2. Os personagens são extremamente marcantes. Você vai lembrar de Ambrose Young e principalmente de Bailey, o primo e melhor amigo de Fer, para sempre. Não vou dizer que eles são únicos, porquê eu já me deparei com muitos deles por ai na literatura, mas quando você parar e pensar em personalidades semelhantes as deles, com certeza eles viram a sua mente. 




3. A história vai falar sobre a verdadeira beleza. Aquela que não se , só se sente. E isso é um grande diferencial no ano que se passou (2015), na minha opinião. Quem ai acompanha a literatura, assim como eu, podê ver com muita força o mercado editorial erótico crescendo muito (só para frisar bem, é uma literatura que eu gosto e acompanho com prazer) e, nesse tipo de leitura, nos deparamos com corpos perfeitos e caras de tirar o folego, não é mesmo? Em Beleza Perdida, por mais que não seja um livro erótico e sim um New Adult (que também são marcantes por caras perfeitos de tirar o folego), Amy Harmon veio falar que a beleza vem, na verdade, de nossas atitudes e principalmente de nossas almas.

4. No livro podemos ver algumas referencias: Shakespeare, A Bela e a Fera e o ataque do dia 11 de Setembro. Logo no começo do livro estamos no dia do ataque mais famoso do mundo. E isso desperta alguma coisa em Ambrose Young, um garoto popular, bonito e que faz parte da equipe de luta do colégio. Desde ai, ele pensa em ir para guerra e "fazer o bem" para o seu país. E é ai que a vida dele muda. Gosto de falar que existem dois tempos em um livro onde um acontecimento desse nível ocorre: o antes e o depois

Capa americana

5. O antes de Ambrose e Fer nós podemos também conferir por meio de flashbacks. Essa regressão ao passado me deixa com uma sensação que existi muito mais coisas para se saber e explorar do que simplesmente o livro tem a contar. No começo eles são frequentes, quase se alternando a cada capítulo, mas com o tempo vemos que o passado não interessa mais. O que interessa é o futuro e tudo que ele pode nos proporcionar. E mostrar que "o amor que se transforma quando mudanças acontecem, não é amor" (Shakespeare).

Comentários

  1. Que legal que você falou sobre esse livro! Eu não conhecia,e achei bem interessante!
    Beijos amore!

    www.batomveermelhoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Assim que vi o post pensei: Preciso ler! Porque vejo esse livro sempre e sabe quando você tem curiosidade, mas nenhum estímulo de chegar perto de algo? Pois é, era assim que sentia quanto a esse livro, e com os seus cinco tópicos você conseguiu me convencer a lê-lo! Obrigada!


    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)