SENTINELA, DE THAIS LOPES

Nesse livro escrito pela talentosa Thais Lopes, que é autora nacional, somos apresentados a um universo completamente novo onde existe uma velha e tradicional Ordem que protege seus habitantes. Esses protetores são chamados de Guardiões, e somos então surpreendidos pela nossa heroína. Arqui-Guardiã Aíla – graças que ela não é mais uma mocinha em apuros – que responde a um estranho chamado feito por um de seus aliados, os C´erit.

Quando é introduzida ao reino, que é completamente fechado e não recebe visitantes, bem como não interfere em questões politicas, a guardiã se vê curiosa pelo chamado. Ela conhece o charmoso e mistério rei Kai Ithar, e apesar de seu claro interesse e atração por ele, Aíla coloca seu dever a frente e deseja saber o motivo de ser solicitada naquele reino, onde jamais houve um pedido de socorro ou comunicação.

Ela descobre que o filho do rei foi raptado e rapidamente, levando seu dever sempre em primeiro lugar, ela garante ao rei que irá ajuda-lo e salvará seu filho.


Uma pequena bolha de tensão se forma ao redor dos dois, e não demora muito para que a atração dos dois estoure essa bolha e se entreguem a seu desejo. Colocando sempre seu dever em primeiro lugar a Guardiã fica confusa, e não demora a achar que está sendo usada por Kai. Que descobre seus dons, não apenas como guardiã, mas, como descendente de uma antiga e poderosa raça de poderes psíquicos e físicos muito forte. O rei força uma ligação muito poderosa entre os dois, que compartilha suas mentes e suas forças, e literalmente suas vidas.

Irritada por ter a ligação forçada a sí, tendo um passado cheio de sombras e desconfiança vindo à tona. Aíla prossegue com suas obrigações e salva o jovem Edel das mãos de rebeldes, que são, assim como a guardiã, um antigo povo que foi menosprezado por todos, e então deseja se reafirmar por meio de violência e controle.

A arqui-guardiã é levada novamente ao seu “lar”, onde descobre que o príncipe esta sendo mantido como garantia que o rei não atacará os guardiões e estará aberto a negociações. Nesse meio tempo, Aíla é levada a seus superiores, que ignoram seus avisos sobre uma possível guerra que está prestes a explodir caso ignorem os rebeldes, como vem fazendo a tantos anos. A jovem é vista como uma traidora, e é levada a prisão. Porém, uma de suas superiores Krisla, que não só confia e acredita nas suspeitas dela, como a ajuda a fugir e levar Edel com ela.

Aíla volta ao reino dos c´erit, e percebe que todos naquele reino a admiram. Ela sente que finalmente pode ter um lar, e começa a acreditar, e assumir seus sentimentos por Kai. Mas, para desfrutar seu futuro ela precisa confrontar-se com seu passado.


A arqui-guardiã descobre que quem está por trás de toda a conspiração do rapto de Edel, é alguém de seu passado. Aquele que matou seus irmãos, e destruiu sua vida, uma sombra que a seguiu mesmo depois de tantos anos de “fuga”. E ela percebe que ele só quer uma coisa captura-la. Mesmo apavorada com todas as probabilidades ela resolve lutar, e espera vencer.

Com uma narrativa cheia de guerras, lutas, intrigas e uma teia de mentiras e descobertas assombrosas, somos levados não só a conhecer esse universo tão diferente do nosso, como a viver, e a sentir como eles. Dirigidos pela honra, e por suas promessas, e sempre levando seu dever muito a serio. As varias raças que habitam esse universo são complexas, e por vezes fiquei ligeiramente perdida na narrativa, e confusa com alguns aspectos. O começo e levemente corrido, e não dá tempo para que o leitor se acostume com os milhares de informações que são trazidas a nós.


Há uma química palpável entre Kai e Aíla, impossível de negar que o casal é perfeito. A personagem principal é forte, determinada e está enraizada a sua honra e a seu dever, e sempre busca a justiça.

Embarque nessa viagem que vai além de nossa galáxia, mas, se prepare a guerra só está começando, erga seus escudos e se prepare pra uma narrativa cheia grandes emoções.

Comentários