BIBLIOTECA DE ALMAS, DE RANSOM RIGGS





Algumas semanas após falar deste livro no quadro Primeiras Impressões, venho finalmente trazer a resenha completa de Biblioteca de Almas de Ransom Riggs. O último livro da trilogia que começou com o Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, e que terá seu primeiro filme lançado semana que vem, com Eva Green con Srta. Peregrine.

Neste último livro, acompanhamos Jacob, Emma e o cão falante Addison exatamente do momento onde o livro anterior, Cidade dos Etéreos, terminou. Nosso protagonista, e seu amigos estão presos em uma cabine telefonica, encurralados por um etéreo, enquanto todos os seus amigos foram levados pelos acólitos. Tanto os personagens quanto o leitor ainda estão surpresos com a recente habilidade descoberta de Jacob. E posso dizer que ela promete muitas cenas bem legais no livro.

O objetivo principal do trio inicial é encontrar seus amigos, as ymbrynes e de alguma forma impedir que os acólitos tentem recriar a explosão da fenda temporal, que causou a criação dos etéreos, e que mudou o mundo peculiar para sempre. Só tive elogios para a série até agora, e felizmente não tenho do que reclamar de Biblioteca de Almas. Se trata de um livro cheio de aventuras, situações inusitadas, surpresas, mistérios e que fala muito sobre amizade, amor, família. Posso dizer que Jacob é um dos meus protagonistas favoritos, e é muito fácil acompanhar a história através dele, e não teve sequer uma atitude que me desgostasse.


No decorrer do livro conhecemos outros personagens bem legais e inusitados. Teve momentos que até me lembraram um pouco um personagem de Rick Riordan. Muita coisa acontece, e tudo se encaixou bem entre a agitação e aqueles momentos mais pensativos ou doces. Tenho um carinho muito especial pelo casal Jacob e Emma.

Queria mencionar a capa do livro, gostei muito da decisão da editora Intrinseca de fazer duas capas, a externa e também a capa dura por baixo. Algo que já fizeram com Cidade dos Etéreos. Dessa vez eles acrescentaram as assinaturas das crianças peculiares na capa interna, o que deixou o design muito lindo. Simplesmente fiquei apaixonada. E sempre comentei como achava incrível toda a parte estética dos livros.

Tenho o maior fervor ao indicar a trilogia para qualquer leitor, e com certeza terá um lugar especial na minha estante. É uma daquelas histórias que ficam guardadas pra sempre com a gente.


Comentários