AMOR E AMIZADE, WHIT STILLMAN




Whit Stillman nos apresenta em  Amor & Amizade uma releitura de um dos clássicos da literatura inglesa, da renomada romancista  Jane Austen, Lady Susan. Nesta adaptação, a novela epistolar de Jane passa a ser narrada pelo autor em 3ª do singular, em que ele nos apresenta o universo criado por ela de uma maneira explicita, quase que ilustrativa pela forma como o enredo foi escrito, apresentando coisas que a própria não tinha levado em consideração.

Lady Susan Vernon acaba de ficar viúva e falida. Não conformada com sua atual situação decide que precisa encontrar um novo marido para si e, também, para sua filha Frederica que se encontra em idade para tal. Dotada de uma grande beleza e de modos encantadores, que a caracterizam como uma perfeita dama, mascarando seu verdadeiro eu, ela consegue desarmar qualquer pessoa que venha por afirmar sua má reputação.


Nossa Lady está mais falida do que nunca e com uma reputação pior a cada dia, o que a faz passar uma temporada com seu cunhado Charles no campo afim de se afastar um pouco do redemoinho que tinha se tornado a sua vida na cidade. É quando conhece Reginald, irmão da esposa de seu cunhado, e herdeiro da fortuna da família DeCoursy, em que estipula que este será seu marido.

O autor com um toque de sagacidade tenta desconstruir a imagem de Lady Susan mostrando que a mesma possui um coração apesar de toda a sua arrogância e presunção, me deixando encantada pela forma como ele interligou os dois enredos deixando a trama mais agradável à cada novo capítulo. 

A Editora Gutenberg me surpreendeu ao tornar a capa do livro leve e harmônica ao conteúdo apesar de se tratar do banner do filme dando a impressão de que a mesma foi feita exclusivamente para o livro. A diagramação foi delicada e sutil, com o desenho de uma pena separando uma cena de outra e o nome de cada capítulo fazendo referência ao conteúdo abordado pelo mesmo. As folhas um pouco grossinhas e amareladas deixaram o conjunto ainda mais belo.


Sem falar no bônus que a editora nos deu ao colocar em texto integral o livro original de Jane Austen, nos presenteando com tamanha obra-prima.



Comentários