A QUEDA DOS ANJOS, SUSAN EE


Preciso começar contando que eu, inocentemente, pensei que conseguia ler dois livros ao mesmo tempo, o que até poderia dar certo, mas os planos foram frustrados quando um desses livros se mostrou o primeiro de uma trilogia INCRÍVEL, isso mesmo, com caps lock e tudo. Acabei a trilogia em poucos dias e já me sinto abandonada.

Em A queda dos anjos, Penryn é humana e vive na terra. Pode parecer que essas informações não são tão cruciais, porém, quando a terra está infestada de anjos vingadores que querem acabar com tudo que não tem asas celestiais, o fato de ser humana é um tanto importante/mortal. Em dois meses de ataques, tanto com fenômenos naturais- tsunamis, terremotos, cidades litorâneas sendo engolidas totalmente- quanto com fenômenos celestias- seus membros arrancados por uma espada de anjo- a população humana diminuiu drasticamente e os poucos que restaram vivem se escondendo e usando pedaços de anjos como moeda de troca.

Ninguém tem coragem de lutar, ninguém quer começar uma revolução, na verdade nossa heroína é que menos quer ir para batalha, ela só quer manter a irmã paraplégica e a mãe esquizofrênica vivas. Mas quando Paige, sua irmã, é sequestrada por um anjo, ela tem que se aliar a Raffe ou se você preferir, A Ira de Deus, um anjo que teve suas asas cortadas no meio da luta que causou o sequestro de Paige. Eles começam uma aliança instável e perigosa, visando seus próprios objetivos e tentando lidar com a enorme diferença entre as espécies.

Eu amei a escrita da Susan Ee, os diálogos são engraçados, um senso de humor um pouco negro, tenho que admitir. Mas eles estão no meio de um apocalipse, os humanos mataram o anjo Gabriel O Mensageiro de Deus, os anjos não tem um líder e os humanos também não, eu não consigo deixar de me surpreender com a criatividade  de certos autores, nunca tinha visto tanta coragem, senhoras e senhores, temos até um anjo Agnóstico! Ok, livros com anjos não são uma raridade, mas esse foi o primeiro que eu gostei. Penryn é forte, corajosa, fiel e o melhor de tudo, ela não precisa ser salva. Deus sabe que eu estou cansada de coitadinhas, apesar de Raffe ser indispensavel ela não depende dele para tudo.

A leitura foi bem rápida, sem perceber eu já havia acabado o primeiro livro e estava partindo para o segundo. O enredo é bem construído e você vai descobrir que todos os personagens são maravilhosos.

Raffe e Penryn são perfeitos juntos,  A queda dos anjos é delicado e brutal ao mesmo tempo, fala sobre a humanidade e de como nossos princípios podem se perder quando são testados.

Comentários