A IDENTIDADE SECRETA DOS SUPER-HERÓIS, DE BRIAN J. ROBB


A Identidade Secreta dos Super-Heróis é uma coleção de informações que conta a história dos heróis mais famosos dos quadrinhos desde sua primeira publicação. Peguei esse livro pra ler num ótimo momento, porque nunca tive um grande interesse por super-heróis, mas recentemente venho procurando saber mais e também comecei a ler alguns títulos. Então juntou tudo: o recém-descoberto gosto por HQs e um mundo de informações super interessantes, e a leitura foi simplesmente incrível.

As informações reunidas e organizadas por Brian J. Robb voltam ao ano de 1938, quando a primeira edição da Action Comics foi publicada, e nela, a primeira aparição do herói que marcaria o mundo dos quadrinhos para sempre: o Super-Homem. Daí em diante, vamos acompanhando o surgimento e a queda de vários outros heróis famosos até o momento em que eles passaram a tomar mais espaço na mídia, chegando às telas de cinema dos anos atuais.


Todas as informações foram muito bem organizadas, de maneira que até alguém que não tenha um conhecimento muito avançado sobre o assunto pode entender e até mesmo se interessar. Outra coisa que me agradou bastante, foi que o autor não ficou dando espaço para as famosas rixas entre DC e Marvel, é óbvio que algumas coisas fazem parte da história, mas nada além do necessário foi dito.


A Editora Valentina nunca decepciona com os designs de suas publicações, mas até agora, esse foi o meu favorito. A capa tem uma textura que lembra a impressão de quadrinhos (principalmente os mais antigos), as cores são vivas e chamativas e trazem a silhueta de três heróis voando. O livro ainda conta com diversas páginas (a cada início de capítulo) que também fazem referências às HQs. 

A maneira com a qual cada informação é colocada é ótima de ler, não permitindo que a leitura fique cansativa. Então se você é fã de super-heróis, tem algum interesse, ou simplesmente gosta de conhecer histórias interessantes, não deixe de conferir esse livro.  

Comentários