A ESCOLHA, DE J. R. WARD




A Escolha é o mais novo livro da série A Irmandade da Adaga Negra, que já conta com mais de dez livros publicados, além de outra série derivada. Este livro foi publicado em 2017 e continua a história da Irmandade de onde parou A Besta, que também foi resenhado aqui no blog. Agora o foco da história é em Layla, uma das antigas Escolhidas, que apesar de estar feliz com seus filhos, e possui todo o apoio do pai deles, Qhuinn, de Blay e todos os outros, está arrasada pelo destino que aguarda Xcor, quando ele acordar.

Esconder a traição que foi seu envolvimento com ele, está acabando com Layla, e quando finalmente Xcor acordar, ela vai ter que tomar decisões que podem tirar dela seus filhos, além de afasta-la de todos que conhecem. E caberá a Xcor lidar com seu passado, e criar um jeito de ficar com a única mulher que já amou. Enquanto isso também acompanhamos outros personagens em suas histórias, e o surgimento de uma nova ameaça.

Estava receosa em ler A Escolha, porque criei uma certa antipatia pela personagem layla em livros anteriores, mesmo entendendo que ela não fez nada que realmente tenha merecido isso. Mas apesar de ela e Xcor não serem meus personagens favoritos, o livro está muito bom, e para minha surpresa, li ele rapidamente. Gostei de como a autora conseguiu dar uma nova imagem a Layla, mostrando uma determinação e força, que nunca imaginei que ela poderia ter. A forma como ela luta por seus filhos e Xcor é bem interessante. Quanto a Xcor, ele me mostrou exatamente o contrário. Para um personagem com um passado tão sombrio e atitudes violentas, ele mostra um lado mais compassivo, aceitando o destino que acha merecer, e uma adoração pela Layla bem diferente do que se costuma ver nos integrantes da irmandade.


Apesar de o livro ser grande, a leitura flui rapidamente, porque além da história do casal acima, também há o desenrolar de outros personagens, como Qhuinn e Blay, Tohr, Vishous e Jane. No caso desses dois últimos, a autora deixa sinais de que podem indicar uma história mais focada neles dois em um próximo livro, da mesma forma que houve com outros casais da série. Isso deixa muitos dos leitores da série e que curtem esse casal ansiosos em saber o que a autora está pretendendo para eles. Para quem gosta do casal Qhuinn e Blay, também vai ver um pouco mais deles, e com certeza vai querer bater em Qhuinn algumas vezes.

Por mais que a série continue crescendo e muitas vezes o leitor se pergunte se a autora não planeja um fim para ela, fica claro com A Escolha que não há enrolações para manter a série no ar. Cada livro apresenta novos rostos, acontecimentos e uma nova faceta dos personagens já consagrados, provando que ainda há muita história que pode ser contada. O próximo livro da série está para ser lançado nesse primeiro semestre nos Estados Unidos e se espera que logo seja traduzido para o Brasil.




Comentários