STEPHEN HAWKING É O JOGADOR Nº1?

É de se esperar que um jogo cheio de Easter Eggs tenha, de fato, um que seja o principal e que apenas quem olhasse profundamente em suas entrelinhas conseguisse ver de fato o que está escrito. 

<Ou talvez eu tenha tomado muita coca-cola dessa ver e esteja imaginando coisas, mas LEIA! Prometo que faz sentido.>

Resultado de imagem para jogador n1 primeira chave

O principal objetivo do grande jogo de realidade virtual criado por James Halliday em Jogador Nº1 no filme é decifrar as pistas que o seu criador colocou no jogo, os famosos easter eggs, e assim, achar as três chaves escondidas para ganhar a grande fortuna de seu legado.

Para isso, cada chave tem seus desafios e obstáculos. Um enigma que precisa ser entendido, decifrado e conquistado por seus jogadores. E, o grande easter egg escondido por trás do filme está exatamente ai. Nos três desafios, onde para cada uma dessas chaves temos um dos conselhos deixados por Hawking para seus três filhos. 

Imagem relacionada

É de se pensar que Halliday, um gênio da ciência/computação, tenha se inspirado em Hawking para construir o maior enigma de sua vida. O OASIS é o legado que Halliday deixou para seu sucessor e nada mais justo do que usar os três maiores conselhos de Hawking para seus sucessores para isso. Seus principais ensinamentos.

Stephen Hawking fala o seguinte: 
"Conselho para meus três filhos. Um, lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para seus pés. Dois, nunca desista do trabalho. Trabalho dá significado e propósito, e a vida está vazia sem eles. Três, se você tiver a sorte o suficiente para encontrar o amor, não o deixe ir embora."
Resultado de imagem para jogador n1

Na primeira chave temos uma tarefa onde o principal enigma é algo relacionado ao tempo. Halliday fala sobre voltar no tempo, o mais rápido possível. E essa é a chave da questão. O primeiro ensinamento que O Criador queria passar para seu sucessor. Esse primeiro enigma se dá para o primeiro conselho
"Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para seus pés."
Alguns já devem ter ouvido falar que quando olhamos para um céu estrelado, estamos na verdade, deslumbrando o passado. Temos diversos explicações científicas para tal fato, mas hoje o foco não é esse. A verdade é que olhar para as estrelas é entender o que aconteceu no passado e não deixar que erros se repitam. Parar de olhar para seus pés. Parar de deixar para lá. Assim como no filme, Hawking queria explicar que precisamos aprender com os erros do passado. Os nosso, não dá para voltar. Precisamos assumir a responsabilidade de nossas escolhas. Mas olha o que aconteceu no passado e não cometer os mesmos erros não é inteligência, é apenas estar de olhos abertos.

Já a segunda chave se dá para o terceiro conselho de Hawking, onde ele fala: 

"Se você tiver a sorte o suficiente para encontrar o amor, não o deixe ir embora."

Essa acredito ser o mais fácil das explicações. Na segunda chave conhecemos o grande amor da vida de Halliday. E vemos também o quão ele se arrepende de não ter agarrado a chance que teve com ela. O Criador perde a chance de ficar com seu amor simplesmente porque não teve atitude suficiente para agarrá-lo enquanto houve tempo. 

Resultado de imagem para jogador n1 primeira baile

E por ultimo e não menos importante, temos a terceira chave. Que está totalmente ligada ao segundo conselho de Hawking: 

"Nunca desista do trabalho. Trabalho dá significado e propósito, e a vida está vazia sem eles."

A terceira chave tem tudo a ver com trabalhar duro. Nessa parte do filme até vemos uma grande fila de "operários" trabalhando incansavelmente em busca de um único resultado. E para aquele que estão questionando: 

"ah, mas Wade não trabalho tão duro assim para conseguir achar o terceiro easter egg, foi sua inteligência e conhecimento geral que o fez encontrar a chave."

Sim. Mas o que você está esquecendo é que num filme, todos os elementos precisam ser analisados e colocados em pauta. Nem tudo gira em torno do protagonista. E para essa, temos na verdade o trabalho de equipe que fica visível no final do filme, quando Wats divide com seu, agora, clã, as posses do jogo. 

O trabalho duro de todos os personagens para manter o protagonista ainda no jogo. O trabalho duro que Art3mis realiza todos os dias na resistência. O trabalho duro que os 5 ao topo fazem todos os dias para ganharem suas vidas, representando um povo que ganha o mínimo possível para sobreviver. A desigualdade que o povo sustenta e mesmo assim, ainda permanecem de pé. Porque trabalho dá significado e propósito e, mesmo com tudo, os vazios não somos nós.

Resultado de imagem para jogador n1 primeira chave

Inclusive, se formos parar para ver, Wade realmente, no final do filme, aprende pelo menos uma das lições. ;) 

Comentários

  1. Uma boa abordagem desse filme, nunca tinha pensado nisso. Sua historia é das mais interessantes que tem e algo que eu gosto muito são as adaptações dos livros.Já conhecia o livro, eu li faz muito tempo e é um dos meus preferidos. Gostei muito do filme e achei genial, cheio de boas referências. Jogador n1 é muito divertido! Já tinha visto algumas boas críticas, mas o vi recentemente e realmente me surpreendeu, como um dos novos filmes de aventura que já vi já que nos prende a respiração do início ao final e com belos efeitos especiais. Foi uma grande surpresa de animação. É um filme excelente. Maravilhoso trabalho do Spielberg!!! Super recomendo a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)