O PECADOR, DE JOSIANE VEIGA



O Pecador é mais um livro que faz parte da série "Saga dos Reinos" da autora, mas que como os outros, pode ser lido separadamente, apesar de eu particularmente indicar a leitura sequencial. Neste livro temos Élen, sobrinha e a sucessora do rei Iwan no trono dos Reinos. Desde criança ela foi treinada para ser uma rainha e guerreira como sua antepassada rainha Esmeralda, na época em que os Reinos eram divididos em três e governados com base em uma divisão de raças. Mas muitos anos após a conquista de unificação dos povos de Cashel, Masha e Bran, um novo grupo religioso surge em Cashel, pregando o retorno dos antigos costumes, e trazendo o derramamento de sangue inocente.

Gideon é um integrante e líder dessa seita e foi criado desde pequeno com os ensinamentos de que os povos não devem se misturar e que apenas o povo descendente de Cashel é puro. Por causa de sua ideologia, muitas pessoas foram mortas, e com a intenção de expulsar os brancos do reino, ele sequestra a princesa Élen, para obrigar essa retirada. Mas ao conviver com a mulher, suas crenças são questionadas, e os sentimentos que surgem podem mudar totalmente o que Gideon acredita ser verdade.

Este livro pode ser considerado o inicio do fim de toda a saga. Isso não só por ser o antepenúltimo livro da série, mas porque é perceptível na história que muitas peças começam a se encaixar e ele prepara esse universo para o que virá nos próximos livros. Como engrenagens se movendo para um objetivo final. Como acontece com todas as personagens femininas apresentadas até agora, Élen mantem o nível alto do empoderamento feminino, mostrando uma mulher forte, guerreira, mas que também não perde aquele lado mais sentimental e apaixonado. Gideon tem atitudes ruins no começo, embasamento pelos ensinamentos que teve, mas que mesmo no começo, ele já mostrava um nível de consciência importante, para aproximar o leitor dele.


Quando li a nota inicial da autora, achei que Gideon seria pior do que ele realmente foi, mas no final das contas, o leitor consegue simpatizar com ele e com Élen também. Na verdade, eles formam um casal bem apaixonado, e fiquei positivamente surpresa como a autora conduziu o final deles. Foi bem diferente do que tem acontecido com os outros casais da série. E dá aquela vontade de saber se veremos mais deles nos próximos livros.

O Pecador mantém aquele enredo que busca trazer reflexões sobre preconceito e sobre o poder da religião e da criação na formação das pessoas. O livro é uma ótima história, com personagens cativantes, atitudes verossímeis, críticas interessantes e com um romance atraente. Tudo sendo construído de forma exemplar pela autora. O próximo livro da série já foi lançado na Amazon, chamado O Perverso, e espero trazê-lo em breve para vocês.


Comentários

  1. Jayne, lindissimo seu comentário, fiquei muito emocionada. Obrigada pelo carinho ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)