RESENHA | Corte de Asas e Ruína, de Sarah J. Maas



Corte de Asas e Ruínas é o último livro da trilogia que começou com Corte de Espinhos e Rosas, e que já foram resenhados aqui no blog. Devido aos inesperados eventos de Corte de névoa e Fúria, Feyre teve que retornar a Corte Primaveril ao lado de Tamlim, fingindo ter se recuperado de um "feitiço" lançado por Rhysand. Ela precisa manter o fato de que eles são parceiros e casados em segredo, enquanto investiga os planos e Tamlim e Hybern para derrubar a Muralha e conquistar Prythian e a terra dos mortais.

A guerra está próxima e é preciso descobrir em quais pessoas se pode confiar, e o que será preciso sacrificar para ter uma chance de ganhar esse confronto. Alguns segredos terão que ser revelados, e vamos ser apresentados a novos personagens e a um novo lado daqueles que já conhecemos dos outros livros. 

Finalmente consegui ler o último volume da trilogia, e posso dizer de cara, que o negócio continua bom. E bom é pouco, para personificar a habilidade que essa autora tem de criar uma história cheia de reviravoltas, situações tensas, lutas e romance, tudo junto, na medida certa. Os personagens são tão complexos, e com histórias próprias interessantes, que ao terminar o livro, ainda tem muita coisa que o leitor gostaria de saber.


Como conclusão da história, o livro consegue manter o ápice do final do outro livro, mesmo quando a cena está mais calma. Acho que a Feyre é uma das protagonista mais fortes que eu já tive a chance der ver na literatura, e ela mostra uma evolução enorme, em relação a quem ela era lá no começo da trilogia. Rhysand e diversos outros personagens também conseguem ser eletrizantes e fortes também, tornando esse elenco literário cheio de estrelas. Não vou mentir, que tive problemas com a Netsha e Elain (irmãs da Feyre), e ainda tenho, mas elas também me surpreenderam bastante no final do livro.

Corte de Asas e Ruínas trás um encerramento para toda essa situação envolvendo Hybern e a Muralha, mas também deixa várias coisas em aberto. Até porque já sabe que existe um outro livro sendo planejado, inclusive com noticias de sair esse ano, chamado Corte de Geada e Luz Estelar, que também será narrado por outras pessoas além da Feyre e Rhysand. Mas essas coisas em aberto não são um problema na leitura, pode ter certeza.

Sarah J. Maas me conquistou completamente com essa série, não só pela história e si, mas pela forma como ela consegue passar as coisas para o leitor. Essa aqui é uma série que eu preciso indicar para todo mundo que gosta de romance e de fantasia, com uma história madura e profunda, sobre uma humana que virou féerica e que também mudou todo um mundo.


Comentários