Resenha | Posso te amar, de Zeli Scheibel



Posso Te Amar, escrito por Zeli Scheibel, é um romance espiritualista, que conta a história de Lívia, uma jovem que está se formando na faculdade, e que tem o desejo de trabalhar com os idosos, mostrando que a velhice não é o fim da vida, e que é preciso encontrar dignidade e alegria nessa fase. Por isso ela começa  a trabalhar em hospital, onde tem um paciente em coma, que chama a sua atenção, devido a algumas situações inexplicáveis que começam a acontecer ao redor dele.

Enquanto isso, ela tem que lidar com questões de sua vida pessoal que estão afetando a sua vida e de seus pais, além de sonhos e visões que tem acontecido com ela. Tudo parece estar relacionado com o idoso em coma, e com o seu passado desconhecido. Assim, Lívia começa a investigar e perceber que o passado pode estar realmente interferido no que está acontecendo, e que as vezes é preciso abrir a mente e aceitar que  tudo está relacionado e que o espíritos podem nos ajudar a entender tudo.

Posso te amar é um livro de um gênero que eu não estou acostumada a ler, e que eu não sabia nada até  começar a leitura. A sinopse encontrada no livro tem um lado positivo e negativo. Ele não te diz quase nada sobre o enredo do livro, o que pra mim é ruim, mas já dá uma ideia da escrita da autora (que é bem filosófica, vamos dizer assim. Bem elaborada). No final das contas, comecei a leitura sem fazer a mínima ideia do que trataria o livro. No decorrer da obra, deu para perceber que traz um tema voltado para o espiritismo, o que achei interessante, e achei a história bem atraente. Mas o livro teve alguns defeitos, que para mim, fizeram o livro não agradar tanto.


Em vários momentos, a autora corta a cena (e o texto). Normalmente isso é feito para continuar a mesma cena pelo ponto de vista de outra pessoa, ou para mudar para outro momento ou local. Mas neste livro a autora faz isso sem motivo nenhum. Ela corte de repente, sem um critério, e continua do mesmo lugar, do mesmo jeito. E isso me incomodou um pouco. Também achei a história bem corrida em alguns momentos, principalmente nos diálogos. Fora que as emoções da protagonista mudavam muito rápido, a situação não era aproveitada. Tanto que o "romance" que acontece no livro muito superficial. A protagonista fica loucamente apaixonada, mas o leitor não consegue entender isso, porque não acompanhamos o desenvolvimento deles.

Apesar disso, achei o enredo bem legal, com a ideia de pegar pessoas desconhecidas, aparentemente sem nenhuma relação, e mostrar que essa relação pode existir no decorrer do livro. Como também essa questão de o mundo espiritual poder auxiliar a resolver coisas no presente. A autora buscou passar uma mensagem bem profunda, e o livro consegue passar essa ideia, apesar desses pequenos detalhes. Para quem gosta desse gênero literário, Posso te amar, pode ser uma boa opção de leitura. 





Comentários

  1. Não conhecia este título nem conheço a escrita da autora. Mas fiquei curiosa ... curti a capa e a sinopse agradou ... então nada mais justo que embarcar na leitura! Com certeza está na lista de leitura :D Obrigada pela dica! Bjs da Rê! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)