A culpa é das estrelas de John Green


A Culpa é das EstrelasTítulo: A culpa é das estrelas
Autora: John Green
Editora: Intrínseca 
Páginas: 283
Ano de publicação: 2014
5/5  Skoob

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Depois de muito, muito tempo passado desde que o livro que fez tanto sucesso no mundo literário lançou eu finalmente resolvi lê-lo. A explicação da demora é muito simples; geralmente  eu crio grandes expectativas de um livro que é muito bom e ai acabo me decepcionando. Para resolver esse problema, eu tenho uma tática: Fez sucesso? Eu ainda não li? Deixa passar um tempo... E esse tempo passou e aqui estou eu para falar sobre o Gus e a Hazel.

Hazer, tem câncer terminal desde os 13 anos de idade e a única dúvidas dos médicos e de todos aqueles que a conhecem é quando e não si ela vai morrer. 

Gus, um menino muito extrovertido e que leva a vida como se cada dia fosse único. Ele valoriza todos os minutos porque, assim como Hazel, Gus também tem câncer.

O que era para ser uma história triste de amor entre dois adolescentes com expectativas de vida baixa, virou um livro simples, delicado e uma lição não só de vida como também de escrita. Vale para aprender sobre como viver e para os escritores saborearem e aprenderem um pouco mais com o talento de Green.

Gus e Hazel se conhecem em uma reunião do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. E desde a primeira vez que se veem eles começam a tem uma amizade bastante colorida e é assim que nossa história de amor começa. 

Para falar a verdade, sim.. eu adorei o livro e ele é se tornou um dos meus preferidos. Porém, nas primeiras páginas eu cansei da Hazel e como eu já havia visto o filme eu pensei: "Vai ser igualzinho!". Mas não. E depois de ter essa primeira impressão tudo mudou. Eu comecei a me encaixar no livro, a ver como a Hazel e a sentir as emoções que o livro proporciona.

A estruturação dos personagens e da vida de cada um deles foi muito bem planejada. A mãe de Hazel é uma pessoa tão pura e tão dedicada que, para mim, é um exemplo de mãe. Assim como o pai dela e o Gus. É mentira quando leem por ai que Gus é fraco. Não acreditem nisso. Ele não é! Ele é forte até de mais para tudo que ele vive.

Eu parei muitas vezes para analisar a situação. Para pensar em tudo como um todo, para ver o porque daquele livro ser daquele jeito. E a verdade é que John conseguiu juntas personalidades fortes com um jeito totalmente real de contar uma situação completamente delicada. E além disso, o livro ainda consegue ter uma leitura singular. Nada forçado como estou acostumada a ler. A leitura flui delicadamente. Ouso até dizer igual a quando Hazer se apaixonou pelo Gus: 

"...do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."

Para finalizar, e apenas para registro, a capa que tenho em casa é a capa do filme e eu a adorei. As duas capas são lindas e a original tem muito haver com a história, mas mesmo assim eu adorei a minha edição. A digitação e diagramação das letras também são boas de se ler.


Comentários

  1. Esse filme é de fazer chorar , e eu sou doida pra ter esse livro!
    Beijos
    www.batom-veermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)