Corações em fase terminal de Fabiane Ribeiro

Título: Corações em fase terminal
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Universo dos livros
Páginas: 240
Ano de publicação: 2014
   5/5  Skoob

Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.


Cátia é uma mulher de 24 anos de idade que mora em uma área nobre do Rio de Janeiro junto com seus pais, Andreia e Raimundo. Cursa direito na faculdade e teria um futuro promissor pela frente, se não fosse o fato da menina se envolver com drogas e bebida, o que acaba não só com sua vida, como de todos que estão ao seu redor.

Apos mais um dia de vício junto com os "amigos", Cátia chega em casa acabada como todos os dias anteriores. Vendo o estado deplorável que sua filha se encontra, Andreia resolve internar a menina por bem ou por mal e, num acesso de fúria, Cátia vai a seu quarto, quebra tudo a sua volta e acaba adormecendo.

Nesse momento algo estranho começa a acontecer. Tudo a volta de Cátia evapora como num sonho e a menina se vê em um lugar totalmente diferente. Um quarto totalmente branco, com um espelho que possui uma imagem deplorável dela mesma e, numa parte do cômodo, uma caixa que contem um coração totalmente preto e cheio de buracos.

Cheia de dúvidas e não sabendo o que fazer, Cátia encontra Tadeu. Um velho simpático que mora num quarto acima do seu. Tadeu ajuda a menina a encontrar respostas e lhe explica que ela se encontra na Cidade dos Corações. Um lugar onde as pessoas que estão com corações em fase terminal se encontram para ter mais uma chance de mudar sua situação.

Porém Cátia não é uma menina qualquer. Ela é diferente e está ali para cumpri um papel diferente dos outros e tentar, também, curar seu coração mais que maltratado.

Uma linda história que todos, mesmo ainda não sabendo, precisam ler e refletir sobre si mesmos. A cada página, a cada citação que a autora nos fazia pensar, eu mais queria me encontrar. Ao final do livro percebemos o que realmente somos e em o que podemos nos tornar.

Na verdade, são poucos os pontos negativos que tenho para citar. Entre eles, o que mais achei elevante, foi o fato de poque Cátia viera a se tornar essa pessoa que aparece no livro. Porque uma menina que tem tudo; amigos, família presente, cursa uma faculdade boa e tudo mais, quis se envolver no mundo das drogas? Foi o único ponto que me deixou insatisfeita nesse livro.

Tirando isso, nenhum outro é plausível de citação. A autora conseguiu retratar tudo que ela queria no livro de uma forma tão simples e sutil que me deixou de boca aberta e com lágrimas nos olhos no final do livro.

Me identifiquei muito com a melhor amiga da protagonista e todos os personagens secundários tem características memoráveis e que, com toda certeza, eu não conseguirei esquecer tão cedo. 

Um livro que eu recomendo para todas as pessoas, independente de idade ou gosto literário. O livro uma lição de vida que todos precisamos ter e com certeza todos iram se identificar em algum ponto.

Comentários