Um vírus capaz de regenerar a saúde de quem é infectado por ele, é descoberto e o governo americano decide investir tranformando esse vírus em uma arma, é claro que não da certo, eu sempre me pergunto se nesses universos fictícios não se tem filmes e séries parecidos com Guerra Mundial z ou Resident Evil. Gente, vamos lá, não da certo aplicar em cobaias humanas um vírus que muda o seu corpo e mente, não da mesmo, sério. Enfim, doze cobaias escapam, cada uma delas com uma variante do virus, de dez pessoas que são atacada por elas, nove morrem e a que sobrou se tranforma em um- fumaça, saltador, vampiro- viral.
O livro tem como base Amy, mas a viral não aparece muito, ela é nomeada de inumeras formas e é essencial para a narrativa, todos os dias da vida dos personagens levam a ela, é uma ligação tão poderosa que chega a ser difícil explicar. O autor também fala muito de Deus, o que se encaixa bem na história.
![]() |
Último livro da trilogia. |
Pelo resumo você pode ter pensado que é uma repetição das hstorias que já existem por ai, mas não é. Os virais são seres complexos, não são apenas bebedores de sangue que morrem na luz do sol, eles mexem com a mente, eles permanecem triunfantes por 100 anos, dando inicio a uma nova Era de cidades muradas e um número de humanos mortos que está em constante crescimento.
A narrativa é bastante organizada e nem um pouco confusa, o que é dificil de se fazer, considerando que o livro tem mais de mil paginas e capítulos com diferentes narradores. A leitura é pesada, o autor não poupou detalhes para as mortes- que são muitas-, então não recomendo para quem curte leituras leves e sem violência.
Como eu já disse o livro é grande, mas a leitura não é nem um pouco cansativa, na verdade ela mexe com a sua mente, é preciso de concentração para acompanhar o raciocínio do autor. Justin Cronin pegou algo que já existia e refez de forma única.
A Passagem é o primeiro livro de uma trilogia, resenharei Os Doze- segundo livro- em breve, o terceiro livro ainda será lançado, é provável que entre em venda ano que vem.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)