Projeto Literário: Existe amor entre leitor e autor?

Yep! O Projeto Literário veio arrasando nesse tema e me fez pensar se existe mesmo essa história de amor entre leitor e escritor. Sempre fui uma pessoa bem desapegada e, com isso, conseguir conhecer um autor que faça meu coração pular de alegria e eu ficar vidrada nele é bem complicado.

Claro que isso é particular. Quantas pessoas ai morrem de amor por, por exemplo, a J.K.Rowling?! Isso é bem relativo e vem de pessoa para pessoa. Do tamanho da intensidade que aquele livro te submete e isso me deixa realmente feliz. Como um livro pode mexer tanto com a gente, a ponto de realmente amar aquela pessoa que teve aquela ideia brilhante?

Para mim, essa relação autor-leitor é mais para um leitor-livro! Até porque eu nem conheço aquele cara que escreveu tal livro sobre um assunto qualquer! Eu conheço autores que despertam meu interesse literário e fazem realmente a minha sede por livro aumentar a cada página.

Para citar algumas, eu posso falar primeiramente da autora Kiera Cass. Que, por mais que o livro não seja um dos melhores que li na minha vida, a autora conseguiu me conquistar com o seu jeito simples e atencioso. Fui a dois eventos que ocorrem no Rio da Editora Seguinte, e fiquei completamente maravilhada com todo o clima.

Sessão de Autógrafos Kiera Cass no Botafogo Praia Shopping

Outra que acho que conseguiu me fisgar com uma história encantadora foi a brasileira Fabiane Ribeiro. Ainda não tive o prazer de conhecê-la, mas a vontade é enorme! A autora conseguiu me convencer em um livro que eu simplesmente achava que NUNCA iria gostar. Ela merece muito meu respeito e, como eu disse na resenha, "todos precisar ler esse livro antes de morrer".


Já para citar uma autora que está bem recente na minha memória e que fez o meu coração chorar, por mais que eu não tenha me surpreendido tanto assim do conceito geral do livro, eu falaria de Veronica Roth! Sim, ela fez meu coração despedaçar nas últimas páginas e não, diferente de muitos livros que eu realmente entendo o motivo do final, esse eu não consegui criar uma "desculpa", digamos assim.


Mas e vocês? Conseguem ver o meu ponto de vista? Que a relação que tenho é mais livro-leitor que, de fato, autora-leitor. Entendo que a Kiera me conquistou de uma forma mais pessoal, mas mesmo assim, antes mesmo da autora me conquistar de verdade, o livro dela me fez crer nela! Você pode não ser assim.. então me conta ai!













Blogs participantes do projeto


Comentários

  1. Eu acho que voce está certa, Mari.
    A gente acaba morrendo de amores pela forma como o autor cria a história, e por consequência de gostar tanto, acaba lendo mais livros desse mesmo autor e acaba tenho aquela sensação de paixão pelo autor, mas que na verdade se dirige a obra dele.
    bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)